VEJA indicações clikando AQUI

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

'Carretas da Mulher' realiza mais de 65 mil exames em 15 meses, em Manaus

Dentre os exames estão mamografias, ultrassonografias e preventivos. Segundo a Semsa, programa já passou por 24 bairros da capital. 
'Carretas da Mulher' chegam ao Parque do Idoso e Lagoa do Japiim nesta semana em Manaus (Foto: Divulgação/Semsa)
Do G1 AM
 
Em 15 meses de funcionamento, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, conhecidas como 'Carretas da Mulher', permitiram a realização de 65.408 exames dentre mamografias, ultrassonografias e coletas de preventivo (Papanicolau). Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Francisco Deodato, a introdução do programa e os resultados alcançados no período representam um marco nas ações de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama em Manaus .
Os atendimentos das carretas foram encerrados nesta semana, e nos próximos dias, as seis unidades deverão passar por manutenção preventiva, para que permaneçam em perfeito estado de conservação, até que os serviços sejam retomados, em 2013. Do início das ações, em agosto de 2011, ao encerramento das atividades nesta semana, foram realizadas 19.014 mamografias; 28.592 ultrassonografias; e 17.802 exames preventivos do câncer uterino, totalizando 65.408 procedimentos. 

 
Atendimentos nas Carretas da Mulher são gratuitos
O secretário destacou ainda que a implantação do serviço permitiu a ampliação da capacidade de rastreamento do câncer de mama nas mulherem de 40 a 69 anos, aumentando as chances de cura com a detecção precoce da doença. Os casos foram encaminhados para a Fundação Cecon.
De acordo com a secretaria, as 'Carretas da Mulher' passaram pelos bairros Terra Nova, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Parque São Pedro, Fazendinha, Praça da Matriz, Cidade Nova II, Coroado, Parque 10, Compensa, Cidade Alta, Nova Cidade, Renato Souza Pinto, Novo Aleixo, Bairro da Paz, Santa Etelvina, Antônio Aleixo, Armando Mendes, Lírio do Vale, Riacho Doce, Educandos, Grande Circular II (Rio Piorini), Vila da Prata e Santa Luzia. 

Além do serviço oferecido pelas unidades móveis, a Semsa também ampliou a oferta de exames de mamografia e ultrassonografia na rede de unidades tradicionais. A rede municipal de saúde dispõe de serviço próprio, com mamógrafo instalado nas Unidades de Saúde Ambulatorial Dr. Alfredo Campos, no Zumbi, Zona Leste; e Major Sálvio Belota, no Bairro Santa Etelvina, Zona Norte; além das Policlínicas Djalma Batista, na Compensa e Dr. Comte Telles, no São José Operário, Zona Leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário